Carregando...

O reaproveitamento das chapas é diretamente proporcional aos cuidados na limpeza e desmoldagem das mesmas.
Na construção civil usa-se o desmoldante nas fôrmas de concreto, cujo uso é recomendado desde a primeira utilização das chapas, a fim de proporcionar facilidade e menor desgaste na desforma.
Todos os produtos com caráter físico-químico oleoso (que contém em sua composição característica de repelir água) podem ser usados. Indicam-se as emulsões de ácidos graxos, por sua eficiência tanto na aplicação como no rendimento (custo). A aplicação deve ser seguida conforme indicações do fabricante.
Não deve-se usar “pés-de-cabra” (alavancas metálicas) para a desforma das chapas.
Recomenda-se a utilização de cunhas e alavancas de madeira. As chapas também devem ser protegidas contra quedas e batidas que danifiquem as bordas, quinas e superfície das mesmas, tanto na desforma quanto no transporte. Em chapas plastificadas, devem ser tomados cuidados para não danificar a película protetora (filme), a fim de manter a superfície lisa e livre de arranhões e rasgos.
Após a desforma, recomenda-se que seja feita a lavagem com água sob pressão e, em seguida, deverão receber nova aplicação de agentes desmoldantes para facilitar a próxima operação de desforma.